domingo, 30 de setembro de 2012

"Training Course: Educate to Sustainability" - um relato

Eu e a Vera Gaspar (aluna de 5º ano) tivemos a oportunidade de participar num curso  de uma semana, em Sicília (Itália), com o tema "Educate to Sustainability", cujo público-alvo eram jovens educadores (sem implicar um contexto escolar) de Portugal, Espanha, Inglaterra, Bulgária, Turquia e Suécia. Um curso financiado pelo programa Youth in Action e com a Associação Spin como parceiro português e uma experiência bastante boa, diferente do normal e financeiramente acessível (o programa paga a estadia, alimentação e ainda comparticipa 70% da viagem!).

A possíbilidade do contacto com pessoas de diferentes países e culturas, o conhecer um país novo (a sua cultura, a sua paisagem e a sua comida), descobrir novas metodologias/perspectivas referentes à educação  e a oportunidade de praticar o inglês foram dos pontos que mais me agradaram.

Deixo então, em seguida, o relato feito pela Vera sobre o curso:

sábado, 29 de setembro de 2012

Ignite Portugal: Portugal Ambiental e Sustentável


"E quando se aproxima mais um Ignite, desta vez dedicado aos temas ambientais e relacionados com a sustentabilidade, inseridos no Greenfest. Vamos ter mais um conjunto de oradores muito interessantes.

Data: dia 30 de Setembro
Hora: a partir das 17h00m
Local:
GREENFEST - Centro de Congresso do Estoril Avenida Clotilde, 2765–211 Estoril
Coordenadas: N 38º42’25.00 / W 9º23’46.00

PROGRAMA:
17h00m - OPEN-NETWORKING


17h30m - 1ª parte
Rui Pessoa Vaz de Figueiredo Vasques - “Eco-Village Community”
Jorge André Pereira - “Greenpoly: uma abordagem viral e sustentável”
Fernando Castro - “One man's trash is another man's food”
Matthias Schmelz - “fusão nuclear - uma revolucão está se a aproximar”
João Cavaleiro - “Um café para dois”
Afonso Fragoso - "Green Tourising"
18h15m - OPEN-NETWORKING


18h45m - 2ª parte
Karina Costa - “99% Execution”
Nuno Gaspar de Oliveira - "Sustentabilidade para Daltónicos"
Paulo Fonseca - “Design is a Recipe”
Matteo Tangi - “UP-LAB O lixo torna-se oportunidade”
Rita Ramos e Miguel Ramos - “Uma horta no parapeito de cada janela”
Antonio Lucena Faria - “50 Anos, 5 Minutos”
19h30m - OPEN-NETWORKING

Vamos ajudar a mudar Portugal? A mudança começa em cada um de nós!

By Miguel Muñoz Duarte


Bilhetes: http://www.last2ticket.com/ev258-Ignite-Portugal-Ambiental-e-Sustentavel-Estoril"

WindGEN 3000: "É português e pode ser a solução energética para qualquer casa"

Imagem representativa do WindGEN3000
(fonte: www.poweringyourself.com)
Retirado do jornal Público:

“Esta é uma história de confiança e tenacidade. Apaixonados pela inovação e as tecnologias ambientais, dois jovens licenciados apostaram no desenvolvimento de um microgerador eólico que pudesse satisfazer as necessidades de uma família em qualquer lugar, de forma simples e com custos acessíveis.

"É uma solução que serve para qualquer lugar, mas que se adapta na perfeição a países de grande dimensão como o Brasil ou Angola, onde a rede eléctrica não chega a todo o lado", explica Tomé Barreiro, o engenheiro mecânico, de 32 anos, que estudou e desenvolveu o modelo para a sua máquina. "A nossa ideia era apostar nas tecnologias ligadas ao ambiente e desenvolver produtos comercializáveis", complementa Hilário Campos, 35 anos, que vem da área do Direito e se dedica às questões organizativas e burocráticas.

"Combinação útil entre Telhados Verdes e painéis solares"

Uma notícia que fala de uma integração conjunta da tecnologia PV e dos chamados "Green Roofs", ambos temas já falados em posts anteriores (mas nunca em simultâneo)!

Retirado do blogue ecotelhado:

"Os telhados verdes não combinam diretamente com o sistema de painéis fotovoltaicos. Isso porque a ação do calor sobre a tensão é um fator negativo na produção de energia em dias muito quentes. Porém, a Green Roof Technology, consultora e designer de tecnologia verde moderna, desenvolveu um método de sistema integrado sem penetração solar e extensa cobertura verde da América do Norte.

A ideia é unir um Telhado Verde com os painéis para amenizar o impacto. As plantas ajudam a manter a cobertura dos edifícios fria e a manejar as águas, ou seja, elas evaporam e deixam o ambiente em torno dos painéis mais frio. Isso permite o melhor funcionamento das placas que captam a energia do sol.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Wind Power 101

Tal como num post anterior (link), vamos reutilizar o conceito do post "(...) 101" em que um dado conceito/tipo de energia é introduzido. Desta vez, o tema é a energia eólica!

Retirado do site Energy Eficciency and Renewable Energy - U.S. Department of Energy: Although all wind turbines operate on similar principles, several varieties are in use today. These include horizontal axis turbines and vertical axis turbines.

Horizontal Axis Turbines
Horizontal axis turbines are the most common turbine configuration used today. They consist of a tall tower, atop which sits a fan-like rotor that faces into or away from the wind, a generator, a controller, and other components. Most horizontal axis turbines built today are two- or three-bladed.

"“Cidade Solar” na Alemanha produz 4 vezes a energia que consome"

Um conceito diferente, pioneiro e que merece ser divulgado.

Retirado do blog Arquitetura Sustentável:
"Ultimamente, Sonnenschiff, bairro alemão localizados na cidade de Freiburg, na Alemanha tem sido pioneiro no que diz respeito a arquitetura sustentável. A “cidade solar” realiza sua mais nova façanha através de um sistema de captação de energia solar inteligente em todos os telhados das casa apontando para a direção onde o sol pode ser melhor aproveitado. A iniciativa que parece simples, se tornou marca do lugar, sendo usado como rótulo, fazendo novas pessoas instalarem os painéis também.
Projetada por Rolf Disch, o  Sonnenschiff enfatiza a produção de energia de forma eficiente e sustentável com a incorporação das grandes placas solares inteligentes funcionando como toldos. Os edifícios não ficam de fora, também são construídos sob os mesmos padrões e podem gerar até quatro vezes toda a energia que consomem.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Biofuels 101"

Uma fonte de energia que até agora tinha sido pouco explorada no blog. E o que seria melhor que começar pelo básico?

Retirado do blogue Renewable Globe:


"To reduce our dependence on imported oil we need an all-out, all-of-the-above strategy to develop every available source of American energy. This includes investments in clean, renewable biofuels.

So what exactly is biofuel2? It’s clean, renewable fuel produced from biomass -- organic material such as plants, residue from agriculture, and even algae.