quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sapatilhas transformam movimento dos pés em energia elétrica

Retirado do site Portal das Energias Renováveis, referido pelo Pedro Fonseca.

"25-05-2013

Estudantes de engenharia da Universidade de Rice, em Houston, no Texas desenvolveram, como projeto de conclusão de curso, um par de ténis que é capaz de aproveitar a energia mecânica do movimento dos pés e gerar uma corrente elétrica para abastecer pequenos aparelhos eletrónicos, como telemóveis.

Em colaboração com o Laboratório de Análise de Movimento do Shriners Hospital for Children, em Houston, a equipa determinou que a força do calcanhar tem muito mais potencial para fornecer energia do que qualquer outra parte do pé.

Neste sentido, os estudantes desenvolveram o protótipo de um dispositivo que é colocado justamente sob a base do calcanhar no ténis para converter o movimento em eletricidade.

Entretanto, algumas melhorias técnicas ainda são necessárias para tornar o protótipo atrativo para o mercado, como o tamanho do aparelho, muito grande e pesado para ser usado com conforto no dia a dia.

Os alunos esperam também que o seu trabalho possa contribuir para desenvolver uma nova geração de bombas cardíacas artificiais, através de uma parceria entre a Universidade de Rice e o Instituto do Coração do Texas.

A ideia é que no futuro pacientes que usam essas bombas artificiais possam contar com uma fonte de energia confiável e sempre disponível para recarregar os aparelhos dos quais dependem para viver."

Sem comentários:

Enviar um comentário