sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RPP Solar em Abrantes: Ignorando Polémicas, o contexto do projecto

Um tema que agora é mais falado devido a polémicas mas que no entanto nos interessa mais a nível de empreendimento tecnológico. Situado em Abrantes, este "mega-projecto" pretende implementar nessa região um parque solar, complementado com várias fábricas de produção que agregam toda a cadeia de produção de painéis solares. 

"O projecto, a desenvolver-se em quatro fases, vai ter 40.000 painéis fotovoltaicos instalados para produção de energia limpa de auto-consumo, e a RPP Solar conta, em três anos, estar a produzir 700 megawatts e alcançar um volume de facturação de mil milhões de euros. (...) Utilizando tecnologia de ponta alemã da “Siemens”, esta será a primeira fábrica integradora na área fotovoltaica e produzirá integralmente todos os componentes do painel solar." C. M. Abrantes


 (…) Instalada em Pego, Abrantes, num terreno com 82 hectares de área, esta nova fábrica de painéis fotovoltaicos, vocacionada para a exportação, visa “agregar” toda a cadeia de produção de energia solar, e implicará um investimento global de 1072 milhões de euros (ME) e a criação de 1.900 postos de trabalho, até 2013.

A empresa, com arranque de produção anunciado para Julho, quer afirmar-se como “a maior do sector nacional e uma das maiores da Europa e do Mundo”, tendo em carteira contratos assinados com Espanha, Itália, Alemanha e “outros oito em fase final de assinatura, como seja com o Japão e China”, afirmou à Lusa o empresário e promotor do projecto, Alexandre Alves. (…)  Com o arranque de produção anunciado para Julho, com 670 colaboradores a contratar, o projecto é composto por cinco fases, duas em 2010, outras duas no próximo ano e a última, e também a de maior capacidade instalada e com um investimento de 400 milhões de euros, no ano 2012, então já com 1900 trabalhadores.

Com “tecnologia de ponta alemã”, nomeadamente da Siemens, “esta será a primeira fábrica integradora na área fotovoltaica e produzirá integralmente todos os componentes do painel solar”.” >
Público (2010, actualmente o projecto considera-se 1 ano atrasado)


"A primeira unidade irá produzir painéis solares fotovoltaicos. Seguir-se-á uma unidade de produção de células e as chamadas wafers ('bolachas' de silício). Por último, a RPP Solar evoluirá para o fabrico conjunto de silício e lingotes, que são matérias-primas essenciais ao fecho do ciclo da produção de painéis." > Expresso (2010)


"O líder da RPP Solar, Alexandre Alves, garante que em Janeiro do próximo ano duas das fábricas que já estão construídas começarão a laborar com 380 trabalhadores, e que ao logo de 2013 estarão mais duas em fubncionamento, somando 800 colaboradores e que em 2014 o projeto fica concluído com 2000 postos de trabalho." > Rede Regional (2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário