domingo, 27 de janeiro de 2013

Projeto da EDP de eólica no mar em fase industrial a curto prazo

Notícia retira do Portal das Energias Renováveis e partilhada pelo Pedro Fonseca.

"22-01-2013

A EDP poderá desenvolver um projeto industrial de energia eólica no mar (“offshore”), semelhante ao que está atualmente instalado na Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, dentro de três a quatro anos.

Atualmente os dois megawatts (MW) produzidos na torre “offshore” da Aguçadoura custam 20 milhões de euros, mas o objetivo é que este projeto-piloto, o Wind Float, passe a uma fase industrial, disse o presidente da EDP Internacional, esta segunda-feira, numa conferência sobre o mar, organizada pelo DN, em Lisboa.

Jorge Cruz Morais, citado pela Lusa em vários órgãos de comunicação social, adiantou que “este é um projeto-piloto mas pode vir a ser competitivo em termos energéticos".

O responsável sublinhou também que o objetivo é atingir os dez MW por torre, diminuir os custos, aumentando a dimensão das plataformas e aplicar materiais mais baratos do que o aço na estrutura para que "o preço da energia seja razoável".

“Ainda faltam duas fases: teremos uma primeira fase na qual vamos alargar e experimentar novos materiais. (...) Depois vamos tentar fazer uma plataforma pré-industrial, a partir dos ensinamentos desta, para que possa servir de modelo para a fase industrial", afirmou, estimando que sejam necessários três a quatro anos para chegar a esta fase.

O responsável disse ainda que o objetivo da EDP é que “isso venha a reduzir o custo de investimento para tornar o projeto competitivo: mais escala, mais megawatts e menos custos na própria plataforma".
Jorge Cruz Morais apontou como uma das vantagens do “offshore” a maior produção de vento, 30 por cento superior à que se obtém nos parques eólicos terrestres, e considerou que o projeto da EDP é uma solução para "costas que não têm águas pouco profundas", como Portugal."

Sem comentários:

Enviar um comentário