sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aveiro apresenta boas práticas de mobilidade sustentável


Publicado a 28 Mar 2013

“Aveiro a Pé” foi um dos projectos que esteve em destaque na sessão de apresentação de boas práticas subordinada ao tema Mobilidade Sustentável, que decorreu em Aveiro na semana passada.

Durante a sessão, que contou com a participação de representantes das cidades parceiras que integram a Rede Cencyl – Aveiro, Ciudad Rodrigo, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Salamanca e Viseu – foi destacado o projeto “Aveiro a Pé”, uma acção piloto implementada pelo município.

 
Pedro Ferreira, vereador do Pelouro da Mobilidade, salientou a importância da mobilidade urbana no concelho, tendo dado como exemplos o trabalho que a autarquia tem desenvolvido nesta matéria, nomeadamente, nos projectos do Active Access, LifeCycle e do Rampa.

O projecto Aveiro a Pé é um sub-projecto da iniciativa europeia “Active Access” suportada pelo programa “Europe Intelligent Energy”.

De acordo com a autarquia, “Aveiro a Pé” tem por objectivo promover as deslocações pedonais, aumentar a acessibilidade aos principais pontos de interesse da cidade e promover o acesso ao comércio local. Tudo para que os habitantes melhorem a sua saúde.

Actualmente, foram colocados em diversos pontos da cidade postes de sinalização pedonal com indicação das distâncias em minutos a pé entre os principais pontos de interesse da cidade, visando transmitir a informação constante no mapa pedonal elaborado no âmbito deste projecto.

“Pretende-se com esta acção promover a circulação pedonal nas pequenas deslocações, permitindo aos habitantes tomarem consciência do tempo gasto nas deslocações diárias”, explica a autarquia no seu site oficial.

Para a autarquia, “a  Rede de Cidades Cencyl constitui um importante reforço da parceria estabelecida entre as Cidades desta Rede que visa impulsionar a cooperação e promover o desenvolvimento integral dos municípios cooperantes, tendo como principais eixos as seguintes áreas: desenvolvimento económico local e empreendimento; inovação e desenvolvimento tecnológico; turismo e patrimonio; acessibilidade, comunicação, transportes e logística; sustentabilidade urbana; planificação territorial; equipamentos e serviços locais e governação para a cooperação”.

Sem comentários:

Enviar um comentário