sexta-feira, 19 de abril de 2013

Kalasatama: o bairro finlandês que vai liderar a inteligência urbana

Retirado do site GreenSavers:

"Publicado em 25 de Março de 2013.

Está em marcha um projecto pioneiro na região de Kalasatama, em Helsínquia, Finlândia, para desenvolver uma nova zona da cidade. O objectivo é criar uma rede eléctrica inteligente, apoiada em normas industriais, que possa apoiar um sistema eléctrico estável, seguro, eficiente e sustentável do ponto de vista ambiental.

Esta rede vai garantir que o excesso de energia proveniente das próprias fontes renováveis na região – como painéis solares ou turbinas eólicas – possa ser introduzido na rede eléctrica. Assim, os clientes poderão interagir com o operador da rede e com o mercado da electricidade, reduzindo os picos de procura e aumentando a eficiência.



O projecto-piloto teve início em 2010, quando foram postas em marcha e testadas as últimas soluções de redes inteligentes em Kalasatama, tal como a rede de média tensão em anel fechado – a primeira deste tipo no mundo. Esta tecnologia pioneira foi concebida para garantir a distribuição fiável de electricidade e o uso eficiente de energia.

Na rede em anel, a electricidade é fornecida de forma contínua a partir de duas direcções, com protecções separadas em cada secção. Isto implica que, em caso de falha, a secção correspondente fica instantaneamente isolada e a energia continua a fluir sem interrupções em direcção às secções sem avaria. Isto, em conjunto com as subestações controladas remotamente, reduz a duração dos cortes de tensão.

Por outro lado, o sistema de armazenamento de energia com capacidade superior a 1 MW será ligado à subestação que está actualmente a ser construída em Kalasatama. Este sistema controla activamente a frequência e fornece energia instantânea, caso se verifique uma falha de alta tensão, até que os geradores de reserva entrem em funcionamento.

No âmbito do projecto, serão construídas habitações para 18 mil pessoas e criados cerca de 10 mil postos de trabalho em 2030. O objectivo é desenvolver o distrito de modo a que se torne um exemplo de cidade inteligente, demonstrando que um sistema de energias renováveis eólicas e solares pode suportar ambientes urbanos em contínua expansão."

Sem comentários:

Enviar um comentário