terça-feira, 3 de julho de 2012

Equipas Finalistas de Engenheria da Energia e do Ambiente no GreenCampus e respectivos projectos

"O «GREEN CAMPUS - Desafio Eficiência Energética no Ensino Superior» é um concurso que tem como objectivo principal contribuir para o aumento da eficiência energética no ensino superior. O GREEN CAMPUS desafia estudantes, professores/as e funcionários/as da rede de ensino universitário e politécnico a organizarem-se em equipas e a analisarem a eficiência energética dos edifícios onde estudam ou trabalham, propondo medidas para a redução do consumo energético. As três melhores equipas serão premiadas, assim como a melhor medida técnica e a melhor medida comportamental." > Site oficial do concurso

[1] Equipa E-factor|
"C2 – Avaliação de Desempenho Energético"


Instituição de ensino: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício: Edifício C2 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Constituição da Equipa: 3 alunos de Engenharia da Energia e do Ambiente - Joana Ramos (4º ano), Carolina Allegro e Ricardo Leandro (5º ano)

[2] Equipa Esquadrão Classe A++|
"Medidas de Melhoria do Desempenho Energético do Edifício C8"

Instituição de ensino: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Edifício: Edifício C8 da FCUL

Constituição da Equipa: 5 alunos de Engenharia da Energia e do Ambiente - André Malheiro (4º ano), Mário Silva (5º ano), Rúben Teixeira, Joao Santos, Ricardo Henriques (5º ano mas a entregar a tese)


[1] Equipa E-Factor|
Motivação para participar no Green Campus: Somos estudantes do mestrado em engenharia da energia e do ambiente, da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Decidimos participar no Green Campus por vir ao encontro da nossa área de conhecimentos e nos proporcionar a oportunidade de melhorar os espaços da nossa faculdade pondo em prática conhecimentos e técnicas que estudámos.

Resumo do Projeto: Numa fase inicial deste projeto foi feito um levantamento da opinião dos utilizadores do edifício acerca das características do espaço, bem como um levantamento dos consumos energéticos do mesmo. Foi possível concluir, através da opinião dos utilizadores, que é um edifícios com graves problemas em termos de climatização e por vezes de iluminação. Ainda assim é um edifício com um elevado consumo de energia elétrica, correspondendo a cerca de 35% do consumo total da Faculdade de Ciências (sem o edifício C8). De forma a aumentar a eficiência energética do edifício, garantindo condições de conforto térmico e de iluminação aos seus ocupantes, decidiu-se atuar em quatro áreas: implementação de um sistema fotovoltaico; iluminação; climatização; e fatores comportamentais. O sistema fotovoltaico será vantajoso não só para a faculdade, mas também a nível nacional pois estará a produzir energia elétrica através de uma fonte renovável não poluente.

[2] Equipa Esquadrão Classe A++|
Motivação para participar no Green Campus: A razão que nos levou a participar no Green Campus foi o interesse em promover a sustentabilidade energética da nossa faculdade aliada ao enriquecimento do nosso conhecimento e competências na área da eficiência energética. Além de estudarmos no âmbito da energia, este concurso permite-nos também obter uma valorização técnica nesta área.

Resumo do Projeto: O presente projeto consiste numa análise energética ao Edifício C8 da Faculdade de Ciências. Recolheu-se toda a informação necessária e caraterizou-se o perfil energético do edifício, distinguindo-se os setores de energia térmica e elétrica. No sentido de reduzir os consumos energéticos elaborou-se um conjunto de medidas técnicas e comportamentais, determinando-se os respetivos benefícios com base na poupança (energética, económica e ambiental) e em critérios de exequibilidade para possível aplicação. Além destas medidas foi feito um estudo para introdução de tecnologias de aproveitamento de fontes de origem renovável.


Sem comentários:

Enviar um comentário