quinta-feira, 5 de julho de 2012

GreenCampus: FCUL sai vencedora! - por Pedro Fonseca

"Para quem ia a pensar ver apresentações das 12 equipas finalistas enganou-se. E para quem ia a pensar (principalmente os participantes) que hoje era o fim do concurso também se enganou. Pode-se dizer que foi uma sessão pautada de surpresas.
Uma delas surgiu logo ao inicio, com a promessa de Miguel Matias da Self Energy (um dos parceiros da iniciativa) feita na sua apresentação: deixou bem claro que um dos objectivos era também obter financiamento junto de stakeholders patrocinadores do GreenCampus (e possivelmente outros interessados) de forma a financiar a totalidade ou parte de alguns dos projectos finalistas.
Foi com esta promessa que, depois de um intervalo, as equipas entraram em acção apresentando em 8 minutos o projecto de eficiência energética de um dos edifícios da sua faculdade. Não de 12 equipas, mas sim do top 5 das melhores (a nata da nata digamos).
Como seria de esperar as áreas de ciências e engenharia tiveram forte presença entre as equipas finalistas, no entanto Farmácia (Equipa EcoLogic) também estava representada, fazendo as honras da casa. Uma apresentação sucinta mas com todo o essencial que era requerido. Previa-se uma concorrência forte para a equipa da FCUL (Equipa Esquadrão Classe A++). No entanto estes não se fizeram rogados e fizeram uma excelente apresentação, mostrando os dados em que se basearam para tomar medidas de mitigação de energia, para o Edifício C8, complementado com projectos de tecnologia renovável e ainda a sustentabilidade económica da aplicação dessas mesmas ideias. Tudo isto em 8 minutos!
Seguiu-se o IPB (Bragança), o ISEP (Porto) e o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Estas últimas foram apresentações um pouco confusas e que excederam o tempo limite, no entanto as medidas de mitigação foram todas semelhantes às duas primeiras equipas, diferindo apenas a equipa de Poritmão que apresentou o projecto do ponto de vista da arquitectura do edifício, uma perspectiva descoincidente.
Posteriormente, fez-se o suspense sobre os vencedores, com uma exposição de vários oradores sobre mecanismos (financiamento) de implementação de medidas de eficiência com oradores em representação de instituições como Galp, INTELI, Self Energy e IST.
Por fim, procedeu-se à entrega dos prémios onde Farmácia obteve o prémio de melhor medida comportamental, devido ao seu enfoque sobre o Factor Humano (pois não basta ter tecnologias eficientes, é preciso ter pessoas eficientes). A equipa de Portimão arrecadou o prémio de melhor medida técnica, devido à sua abordagem arquitectónica do projecto.
E o top 3 foi distribuído pela equipa de Bragança (3ºlugar), ISEP (2º lugar) e comemorado com grande efusividade, a equipa da FCUL levou o 1º lugar, para “casa”, ganhando 6000€, um profundo conhecimento adquirido, reconhecimento (não só da equipa como da Faculdade de Ciências) e ainda a promessa de ver o seu projecto implementado."
Equipa Esquadrão Classe A++ (Ricardo Henriques, André Malheiro, Mário Silva,
 Ruben Teixeira (em cima) e João Santos (em baixo), da esquerda para a direita)

Texto escrito por Pedro Fonseca, aluno de 3º ano
Artigo no site CiênciaHoje
Artigo no Portal Ambiente Online

4 comentários:

  1. Isto é também uma vitória para EEA e a prova de que somos capaz de nos bater de igual para igual com os outros cursos existentes em Portugal, apesar de ainda haver muita coisa a melhorar!! Carrega Esquadrão Carrega EEA!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns aos vencedores. Parecia de facto um excelente trabalho.
    Cumprimentos da equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto,
    Fábio Nogueira

    ResponderEliminar
  3. peço desculpa pela correcção mas o IPB é de Bragança (INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA). parabéns para todos os participantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa pela gralha e desde já agradeço a correcção.

      Eliminar