quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"“Cidade Solar” na Alemanha produz 4 vezes a energia que consome"

Um conceito diferente, pioneiro e que merece ser divulgado.

Retirado do blog Arquitetura Sustentável:
"Ultimamente, Sonnenschiff, bairro alemão localizados na cidade de Freiburg, na Alemanha tem sido pioneiro no que diz respeito a arquitetura sustentável. A “cidade solar” realiza sua mais nova façanha através de um sistema de captação de energia solar inteligente em todos os telhados das casa apontando para a direção onde o sol pode ser melhor aproveitado. A iniciativa que parece simples, se tornou marca do lugar, sendo usado como rótulo, fazendo novas pessoas instalarem os painéis também.
Projetada por Rolf Disch, o  Sonnenschiff enfatiza a produção de energia de forma eficiente e sustentável com a incorporação das grandes placas solares inteligentes funcionando como toldos. Os edifícios não ficam de fora, também são construídos sob os mesmos padrões e podem gerar até quatro vezes toda a energia que consomem.
O projeto foi concebido considerando os aspectos gerais da comunidade, sua densidade, tamanho dos telhados, acessibilidade da população, espaços verdes e exposição solar. Ao todo são 52 casas no bairro, que tem seu uso residencial e comercial. Seu projeto é todo realizado sob os padrões Passivhaus e as casas possuem formas de tetos muito simples com saliências profundas que permitem que o sombreamento durante o sol. (...)

O design do bairro é simples e iluminado por fachadas coloridas e dinâmicas. Jardins e caminhos verdes se cruzam através da circulação e liga os elementos do bairro. E a importante característica é o sendo comum dos moradores e proprietários dos imóveis em melhorar a comunidade de forma sustentável."

Sem comentários:

Enviar um comentário