domingo, 30 de setembro de 2012

"Training Course: Educate to Sustainability" - um relato

Eu e a Vera Gaspar (aluna de 5º ano) tivemos a oportunidade de participar num curso  de uma semana, em Sicília (Itália), com o tema "Educate to Sustainability", cujo público-alvo eram jovens educadores (sem implicar um contexto escolar) de Portugal, Espanha, Inglaterra, Bulgária, Turquia e Suécia. Um curso financiado pelo programa Youth in Action e com a Associação Spin como parceiro português e uma experiência bastante boa, diferente do normal e financeiramente acessível (o programa paga a estadia, alimentação e ainda comparticipa 70% da viagem!).

A possíbilidade do contacto com pessoas de diferentes países e culturas, o conhecer um país novo (a sua cultura, a sua paisagem e a sua comida), descobrir novas metodologias/perspectivas referentes à educação  e a oportunidade de praticar o inglês foram dos pontos que mais me agradaram.

Deixo então, em seguida, o relato feito pela Vera sobre o curso:

"Aterrámos em Itália, ilha Sicília, no passado dia 8 de Setembro, para participarmos no training course “Educate to Sustainability”. Era a nossa primeira formação através da Spin e do programa Youth in Action, facto que despertava uma curiosidade enorme capaz de alimentar dezenas de questões e palpites durante as longas horas de viagem.
Mas foi já em Collesano, uma pequena vila entre o mar e a montanha, que num curto espaço de tempo se iam conhecendo 21 jovens educadores vindos de 7 países europeus. Feitas as apresentações e tomada a primeira refeição da maravilhosa pasta italiana, era finalmente hora de descansar. Afinal, a semana que aí vinha prometia.
Os dias começavam bem cedo, geralmente com um pequeno jogo no jardim, para que todos ficassem bem acordados e, sobretudo, bem dispostos. Durante o dia, entre apresentações por parte dos formadores, trabalhos em grupo, análise de situações, visualização de pequenos filmes, entre outra série de dinâmicas não formais, foram imensos os temas abordados. Todos eles tinham sempre dois aspetos em comum: a sustentabilidade e a melhor forma de a transmitir aos outros. De realçar que esta era uma formação de educadores para educadores e que por isso os dois formadores, cujo trabalho foi realmente excecional, promoviam sempre a participação e interação de todos.
A meio da semana, o merecido “descanso do guerreiro”. Tivemos a oportunidade de visitar um centro de educação ambiental e ainda de conhecer Cefalù, uma cidade junto ao mar, na qual passámos uma tarde de convívio bem aproveitada. À noite, quer fosse a aprender danças de outras culturas quer a beber cerveja italiana num bar na vila, brindávamos sempre à alegria de estarmos rodeados de pessoas tão diferentes e interessantes.
Por fim, resta-nos agradecer à Spin pela oportunidade, que recordamos com uma saudade tão grande que assim que chegámos nos fez querer voltar.

Vera Gaspar"


Sem comentários:

Enviar um comentário