sábado, 23 de março de 2013

Franceses colocam eco torres auto-sustentáveis em Shenzhen, China


"A empresa francesa Vincent Callebaut Architects projectou um sistema de empreendimentos verticais sustentáveis para a megacidade de Shenzhen, na China. Visualmente, o projecto inspira-se numa ideia simples e até algo infantil: um pilha de pedras das que marcam um trilho, como nas histórias. As seis torres vão oferecer aos seus inquilinos zonas de habitação, escritórios, espaços de lazer, lojas e hortas.

O projecto chama-se Shenzen Asian Cairn Farmscraper. Trata-se de um conjunto de eco torres com fontes integradas de energia renovável, agricultura sustentável e recuperação da água das chuvas – tudo em harmonia para proporcionar uma vida saudável no meio de um ambiente urbano, denso e de rápido crescimento.


Espera-se que 75% da população chinesa esteja a viver em ambientes urbanos até 2030. Para aliviar a pressão colocada sobre as cidades, devem ser consideradas alternativas que tenham em conta a produção de energia, o cultivo de alimentos e a gestão de resíduos. Este projecto revela-se, assim, um auxílio à vida sustentável e saudável em Shenzhen.

Organizadas de forma circular, as estruturas assemelham-se a um monte de pedras uniformes. Os terrenos à volta das torres vão funcionar como espaços verdes urbanos e existirão, ainda, áreas de recuperação e processamento das águas das chuvas e residuais.

Cada “pedra” será feita de anéis de aço, deixando fornecer imensa luz natural para o interior. Serão instalados painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas, responsáveis pela produção de energia renovável. Os jardins e as áreas de cultivo servirão não só para produzir alimentos para os moradores do complexo, mas também para melhorar a qualidade do ar.

O projecto pretende tornar-se uma solução ao problema de fornecimento de recursos de forma sustentável em ambientes urbanos. Ainda não é sabido se será aprovado, de modo a tornar-se uma realidade."

Mais fotos na notícia original

Sem comentários:

Enviar um comentário